Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Canções do Outono e S. Martinho

Lindo OutonoMúsica: “Ó malhão, malhão”

I
Ó lindo Outono
Que é que nos dás?
Uvas e castanhas
Ó trim, trim, trim,
E belas maçãs.
II
Ó lindo Outono
Dás também as chuvas
Vêm também as desfolhadas
Ó trim, trim, trim,
Acabam-se as uvas.
III
Contigo Outono
Vem o São Martinho.
Fazem-se os magustos
Ó trim, trim, trim,
E prova-se o vinho.


É tempo de Outono

É tempo de Outono
há ventos, há chuvas
Abundam os frutos,
Apanham-se as uvas.

Há peros e peras,
Há mangas, romãs
Castanhas e nozes
E muitas maçãs.

Pelo Pão-por-Deus
Se me apetecer
Alguns destes frutos
Eu hei-de comer.

É tempo de Outono
Eu faço o Magusto
Estalam castanhas,
Mas eu não me assusto.


Pintar folhas

Pr´a pintar folhas de Outono
Bonitas cores eu tenho
Cor de laranja e vermelho
Amarelo, verde e castanho.


Castanhas, castanhas
Castanhas, castanhas,
assadinhas com sal,
quentinhas, quentinhas,
que não te façam mal.

Saltitam, crepitam,
toma lá e dá cá.
São Martinho sem vinho
e castanhas não há.



São Martinho
CANÇÃO/LENDA

No Verão de São Martinho,
todos gostam de saltar
e as castanhas, na fogueira,
também ficam a pular.

Uma vez, o São Martinho,
viajava a cavalo.
Encontrou um sem abrigo
e quis logo ajudá-lo.

Deu parte da sua roupa,
àquele pobre mendigo
e o sol fez um milagre
por ter sido um grande amigo.


A Videira

I
Ó videira dá-me um cacho
Ó cacho dá-me um baguinho
Chora a videirinha
Videirinha chora
Chora a videirinha que vamos embora.

II
Já não há uvas na vinha
Nem bagos para apanhar,
Chora a videirinha
Videirinha chora
Chora a videirinha que vamos embora.

III
Não chores por eu partir,
Que p’ro ano vou voltar
Chora a videirinha
Videirinha chora
Chora a videirinha que vamos embora.


Sol de Outono

Sol de Outono, Outono, Outono
Sol doirado, doirado, doirado
Folhas que caem, caem, caem
Leva-as o vento, o vento, o vento.


Chegada de S. Martinho

Música: “Todos os patinhos”

Logo no Outono
As folhas vão cair.
E as uvas madurinhas
Nas vinhas vão florir. (Bis)

Porque já é tempo
Das castanhas assar.
E o São Martinho agora
Acaba de chegar. (Bis)


Outono

I
Já cá está o Outono com seu sol dourado
A chuva caindo, o vento soprando
E as folhas tombando
Caem levinhas
E ao chão vão parar.

II
É o vento outra vez que sopra com força
E as faz levantar
Pum, pum, pum, pum,pum
Tiros a estalar.



Quando chega o Outono

I
Quando chega o Outono
Colhe-se na vinha
Arrefece o tempo
Cai uma chuvinha.

Plim,plim, plim
Plim, plim, plim
Colhe-se na vinha
Plim,plim, plim
Plim, plim, plim, cai uma chuvinha. (Bis)

II
Quando chega o Outono
Solta-se a folhinha
Aparece o vento
Uma brisa fresquinha.

Vu, vu, vu,
Vu, vu, vu,
solta-se a folhinha
Vu, vu, vu,
Vu, vu, vu, uma brisa fresquinha. (Bis)

III
Quando chega o Outono
Voa a andorinha
Parte para o Sul
P´ra nova casinha

Voa, voa, voa,
Voa, voa, voa
Voa, andorinha,
Voa, voa, voa, p´ra nova casinha. (Bis)

III
É o caçador que coelhos e lebres
Aqui quer caçar
E o pescador põe-se a olhar
P´ro mar não vá o Outono
Ter posto o mar bravo
E não poder pescar. (Bis)



Minha Castanhinha

Música: “Ah, ah, ah minha machadinha”

I
Ah, ah, ah, minha castanhinha (Bis)
Quem te pôs a mão sabendo que és minha (Bis)
Sabendo que és minha, do meu coração (Bis)
Salta castanhinha para a minha mão (Bis)
É na tua mão que eu quero ficar. (Bis)

II
Anda p’ro recreio, vamos lá saltar (Bis)
Vamos lá saltar e bater o pé (Bis)
Porque é no recreio que o magusto é (Bis)
Vais bater o pé, vai-me comer (Bis)
É dentro de ti que eu vou viver. (Bis)



No meu bolso guardei

No meu bolso guardei
Meia dúzia de castanhas
Tão quentinhas que estão
Que ainda queimam a minha mão.

Vou dá-las ao pai
Vou dá-las à mãe. (Bis)
Castanhas quentinhas
Que cheiram tão bem.



Lá vai uma, ...
Música: “Lá vai uma, lá vão duas”

Lá vai uma, lá vão duas
Três castanhas p’ra fogueira
Uma é minha, outra é tua
Outra é de quem a queira.


Dia onze de Novembro

Música: "As pombinhas da Catrina”

I
Dia onze de Novembro
Esquecemos a sacola
É um dia diferente
Há magusto cá na escola.

II
Na caruma da fogueira
As castanhas a estalar
E nós todos de mãos dadas
À sua volta a cantar.

III
Com a cara toda preta
Esquecemos a sacola
É um dia diferente
Há magusto cá na escola.

IV
Foi um dia bem alegre
As castanhas a estalar
E nós todos de mãos dadas
Numa roda a cantar.



As Castanhas
Música: “As meninas da Camacha”

I
As castanhas, meus meninos
Nascem do castanheiro
Quem quiser comer castanhas
Abra os ouriços, primeiro. (Bis)

II
O ouriço, já secou
Já caiu a castanhinha
Hoje é dia de comer
A castanha cozidinha. (Bis)

III
Cozidinha ou assadinha
Na fogueira a saltitar
É dia de S. Martinho
Vamos cantar e dançar. (Bis)



Uma, duas, três castanhas...

Uma, duas, três castanhas
Eu te vou dar
Uma, duas, três castanhas
Para brincar.

Castanhas quentinhas
Ao lume a estalar (bate as palmas uma vez)
Nós vamos assá-las
Até nos fartar. (Bis)




Que belas castanhas
Música: “Apita o comboio”
I
Que belas castanhas
Lindo castanheiro
Dá cá uma mão delas
Quero ser o primeiro.

Refrão

Pula, pula, pula,
Na grande fogueira
Que rico cheirinho
Viva a brincadeira.

II
Castanhas, castanhas
Pelo São Martinho
Quentinhas e boas
Comer com leitinho.

Castanhinhas
I
Castanhinhas meus meninos,
Nasceram do castanheiro.
Se quiseres comer castanhas,
Abram os ouriços primeiro.

Refrão
São castanhinhas, castanhinhas são,
São castanhinhas, na palma da tua mão.
São castanhinhas, castanhinhas são,
São castanhinhas, na palma da tua mão.



Tão boas as castanhas
Música: “Já passei a roupa a ferro”
I
São tão boas as castanhas
Na fogueira assadinhas
Também gosto delas cruas
Depois de bem trincadinhas

RefrãoSão as castanhas do castanheiro
Que nós comemos junto ao braseiro. (Bis)

II
As castanhas já comi
E agora vou brincar
No carvão sujo as mãos
Para me enfarruscar.


Vou assar Castanhas
Música: “Canta lá cachopa uma cantiga”

Vou assar castanhas
No lume a arder
Queimei o casaco
Sem saber.
Se fosse outra coisa
Não me importava
Mas era o casaco
Com que eu namorava.



Castanhas Quentinhas

I
Castanhas quentinhas
Que estou a cozer.
Vem cá minha menina,
Também as vais comer.

II
Castanhas quentinhas
Que estou a assar.
Vem cá minha menina,
Que também as vais comer.

III
Castanhas quentinhas
Que estou a assar.
Que bela sobremesa,
Que tens para o jantar.



Os Castanheiros
I
Olha os castanheiros
São altos, altos, altos
Eu sou pequenino
Não chego lá ao alto. (Bis)

II
Quando fores maior
Verás que vou dizer
Olha que as castanhas
São boas p’ra comer. (Bis)


Pica o ouriço

Pica, pica, pica
O ouriço na mãozinha
E lá dentro tem
Uma castanhinha.

Refrão
São castanhinhas
Castanhinhas são
São castanhinhas
Na palma da mão.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Educar e brincar Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template